O QUE É BCAA?

  • Posted by Reginaldo Sirvarolli
  • às segunda-feira, março 12, 2018 -
  • 0 comentários
A sigla já é uma velha conhecida entre os praticantes de exercícios físicos e frequentadores de academias. O BCAA vem do inglês Branched Chain Amino Acids. Em uma tradução simples, são aminoácidos de cadeia ramificada. Suas moléculas possuem uma estrutura específica, a mesma que é encontrada na fibra muscular. O BCAA corresponde a aproximadamente 35% dos aminoácidos essenciais presentes na proteína muscular. É justamente por esse motivo que eles são excelentes para quem deseja aumentar ou manter a massa muscular através das atividades físicas.

BCAA:PARA QUE SERVE

Para quem está praticando musculação, o BCAA é uma das principais fontes de nitrogênio, pois ele é usado na síntese de glutamina e alanina. A primeira substância é uma das mais importantes para a prática de exercícios, justamente por modular a ativação de proteínas de estresse; além disso, a glutamina ajuda a garantir as funções do sistema imune e combater elementos nocivos que são produzidos durante a atividade física. A função da alanina também é de extrema importância, oferecendo nutrientes para a via de síntese energética. Com o BCAA seu organismo funciona melhor e você ainda garante mais energia para praticar suas séries de exercícios
BCAA
O BCAA (Aminoácidos de cadeia ramificada) auxilia a sintetizar as proteínas do organismo, sendo muito importante para praticantes de atividades físicas. Os 3 aminoácidos que compõe o BCAA são a Leucina, a Valina e a Isoleucina. Juntos eles proporcionam diversos benefícios para o organismo.
Esse conjunto de aminoácidos evita a ação do triptofano, aminoácido responsável pelo relaxamento muscular, evitando a fadiga e fazendo com que o organismo tenha mais energia para treinar. O leite é rico em triptofano, mais um motivo para consumir Whey Protein no pós-treino e descansar a musculatura. Outro benefício é que eles evitam o catabolismo muscular, ou seja, a queima de músculos ao invés de gordura para gerar energia.
Quando consumir?
Os BCAAs podem ser consumidos antes, após ou antes e após o treino, conforme a necessidade.
Antes do treino: Quando consumido nesse horário, vai proporcionar mais energia e menos fadiga muscular.
Após o treino: Vai auxiliar na recuperação muscular, evitando o catabolismo. Importante para evitar a dor muscular causada pelo exercício.
O mais indicado é consumir antes e após as atividades, para obter o máximo benefício que o produto pode proporcionar.
A dose indicada varia conforme a intensidade do treino, alimentação, entre outros fatores. Existem pesquisas no mundo da suplementação que mostram que a dose de BCAAs por dia é de 0,2g por Kg de peso corporal. Por exemplo, se você pesa 70 Kg, precisa ingerir 14 gramas de BCAAs por dia. Tudo bem, você vai achar um exagero, mas não esqueça que você pode consumir de várias fontes, como o Whey Protein, carne ou o leite.
AFINAL, É MELHOR CONSUMIR WHEY PROTEIN OU BCAA?
Como o BCAA complementa a ação do Whey Protein, é a proteína que deve ser consumida com prioridade. Ela contém diversos nutrientes essenciais para o desenvolvimento muscular e até alguns aminoácidos. O BCAA deve entrar na dieta como complemento, visto que ele vai assegurar uma melhor síntese proteica e evitar a perda de músculos.
O ideal é consumir o BCAA antes e depois do treino e ingerir Whey Protein após o treino. Dessa forma, o organismo conseguirá mais energia para treinar, melhor desenvolvimento muscular e menos dores no corpo causadas pelos exercícios físicos.
Lembre-se: Em primeiro lugar, deve-se saber qual é o objetivo a ser atingido, procurar um orientador físico e um nutricionista. Eles vão indicar os exercícios e os suplementos necessários para que você atinja seus objetivos.

Author

Written by Admin

Aliquam molestie ligula vitae nunc lobortis dictum varius tellus porttitor. Suspendisse vehicula diam a ligula malesuada a pellentesque turpis facilisis. Vestibulum a urna elit. Nulla bibendum dolor suscipit tortor euismod eu laoreet odio facilisis.

0 comentários:

SLIDER